Entre em contato
através de nosso e-mail:
premier@e-premier.com.br


ou telefone:
(0xx51) 3061.2452




Assessoria Cursos

CURSO – ADOLESCÊNCIA: SUJEITO, FAMÍLIA E ESCOLA.

Pensar na adolescência nos leva muitas vezes a lembrança de uma irrupção, de uma explosão permeada de crises e revoltas, porém, a adolescência é a fase que sucede ao período da infância e torna-se, por excelência, um momento de reedições das questões infantis. Portanto, o que eclode na adolescência não é algo que surge inesperadamente como se anteriormente nada houvesse. Pelo contrário, a infância prepara o caminho para o que surgirá mais tarde.
Dentro desta concepção, a adolescência é um processo de busca de identidade pessoal, a qual passa por períodos de ambigüidade e revolta. Esta construção da própria identidade pode ser traduzida no esforço do sujeito para realizar seus desejos e reconhecer suas demandas, as quais, por sua vez, devem estar relacionadas as formas utilizadas pelo adolescente em seus  processos de acesso ao simbólico.
Frente a isso pensar em nossos adolescentes é tarefa fundamental em nossa sociedade, principalmente pelas pessoas que se ocupam da educação.

CARGA HORÁRIA – 20 H/A  cada MÓDULO

PÚBLICO ALVO – Equipes diretivas e professores das escolas de Educação Básica, Ensino Profissionalizante e Ensino Superior.

OBJETIVOS - Compreender a dinâmica da adolescência e as especificidades da relação com o aluno adolescente.

PROGRAMA –
Primeiro módulo

- Puberdade e adolescência
- Fases da adolescência:
*Período de latência
*Pré-adolescência
*Adolescência inicial
*Final da adolescência
- Sexualidade na adolescência
- A adolescência e a família: aspectos transgeracionais

 

Segundo módulo

- A adolescência e o processo escolar
- O ego na adolescência
- Síndrome da adolescência Normal
- Psicopatologia na adolescência
*Psicopatologia da Conduta: do agir ao ato; centradas no corpo; sexuais.
*Estados ansiosos e neuróticos
*Condutas psicopáticas e de dependência
*Anorexia e bulimia
* Diferentes estados psicóticos
*compreensão vincular da patologia do vazio

METODOLOGIA – As aulas serão desenvolvidas com a utilização de aulas expositivas dialogadas; discussões em grupos para a solução de situações problemáticas e estudo de casos.

Ministrantes:

Loiva Lucia Herbert

possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e formação em Psicanálise pelo Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul.

Vladia Zenkner Schmidt
possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), formação em Psicoterapia de Criança e Adolescente, realizado no Instituto de Terapias Integradas- ITI, especialização em Psicossomática junto à Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo com parceria do IBEHE- Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos, especialização em Psicoterapia Psicanalítica, realizado no Instituto Abuchaim em Porto Alegre e especialização em Diagnóstico Psicológico, junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Sobre a Premier Concursos Públicos Assessoria Editora SAC - Atendimento Notícias e Eventos