CURSO - PLANEJAMENTO ESCOLAR
CARGA HORÁRIA – 08H/A
CLIENTELA – Equipes diretivas das escolas e professores de todos os níveis de ensino.
PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO
OBJETIVOS - Compreender o planejamento como mecanismo fundamental e imprescindível para o bom desempenho e sucesso de qualquer organização. Aprofundar elementos teóricos que possibilitem a compreensão das relações entre planejamento e a prática pedagógica que facilitem a organização da escola e a prática dos professores.
PROGRAMA - O planejamento e suas funções; planejamento participativo: significando realidade coletivamente construída. Projeto Político Pedagógico. Função Social da Escola; Os produtos do processo de planejamento; Principais passos do planejamento.
METODOLOGIA – Exposição dialogada com apresentação de PowerPoint e trabalhos em pequenos grupos
OFICINA – A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL E ESCOLAR
OBJETIVOS - Oportunizar aos participantes: discutir sobre seu contexto e educacional frente aos novos cenários mundiais e da proposta da rede estadual de educação; analisar e discutir sobre a importância do planejamento como organizados da ação educativa; instrumentalizar de forma teórica-prática, para a elaboração, tanto do Projeto Político Pedagógico como dos planos escolares, de acordo com as novas orientações.
PROGRAMA - Discussão sobre a escola que se tem e sobre as necessidades atuais. Etapas da construção de um Projeto Político Pedagógico. Proposição de referencial explicativo sobre os elementos que compõe o plano de ensino. Elaboração, com o grupo de planos nas diferentes áreas da ação docente.
METODOLOGIA DE TRABALHO - Exposição dialogada com apresentação de PowerPoint e trabalhos em pequenos grupos
DOCENTE – Ms.MARIA CELINA MELCHIOR, Avaliadora Institucional do INEP/MEC, professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação, com larga experiência como assessora em Educação, especialmente em planejamento e avaliação. É autora de inúmeros artigos em revistas de educação e dos livros: Avaliação Pedagógica – Função e Necessidade; O Sucesso Escolar Através da Avaliação e da Recuperação; Avaliação para Qualificar a Prática Docente; Da Avaliação dos Saberes à Construção de Competências e Avaliação Institucional da Escola Básica.
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