CURSO – A PRÁTICA DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS
CARGA HORÁRIA – 12H/A
CLIENTELA – Professores de Educação Básica e do Ensino Técnico das diferentes redes de ensino.
OBJETIVOS - Oportunizar aos participantes: refletir sobre a importância do papel do professor como mediador na construção de competências; reconhecer os diferentes saberes e compreender as relações entre eles que facilitam a construção de competências; ampliar o referencial teórico concernente à construção de competências, visando qualificar os processos de ensino e de aprendizagem; discutir e analisar de forma crítica as técnicas que facilitam a construção dos diferentes saberes; planejar um conjunto de aulas visando o desenvolvimento de uma competência.
PROGRAMA - o programa básico consta dos seguintes tópicos: a importância do papel do professor no desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem que facilitam a construção de competências: conhecer os diferentes saberes, as capacidades, habilidades e atitudes que facilitam o desenvolvimento de competências: analisar as técnicas que facilitam a aprendizagem dos fatos, conceitos, procedimentos e atitudes: planejamento de um conjunto de aulas visando o desenvolvimento de uma competência
METODOLOGIA – As aulas serão desenvolvidas com a utilização de: aulas expositivas dialogadas; discussões em grupos para a solução de situações problemáticas e estudo de casos e propostas de soluções
DOCENTE - Ms.MARIA CELINA MELCHIOR, Avaliadora Institucional do INEP/MEC, professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação, com larga experiência como assessora em Educação, especialmente em planejamento e avaliação. É autora de inúmeros artigos em revistas de educação e dos livros: Avaliação Pedagógica – Função e Necessidade; O Sucesso Escolar Através da Avaliação e da Recuperação; Avaliação para Qualificar a Prática Docente; Da Avaliação dos Saberes à Construção de Competências e Avaliação Institucional da Escola Básica.
|